top of page

Um desfecho inacreditável


Venho hoje falar-vos de um livro que me cativou em particular. Quem me conhece sabe que tenho um fascínio pelos policiais da Agatha Christie, mas o enredo de 'O assassinato de Roger Ackroyd' encheu-me as medidas quanto ao desfecho do policial. O momento da revelação é completamente inesperado e deixou-me sem palavras! Todos os seus policiais me deixam um tanto confusa até ao momento da revelação do culpado, mas obriga-me a pensar durante o livro e a tirar as minhas conclusões. Umas vezes estou certa, outras não, mas garanto-vos que o verdadeiro culpado é quem menos estarão à espera neste livro. Acho mesmo fascinante o facto de a autora ter pensado em tal desfecho e como escreveu todo o enredo. Aconselho aos amantes de leitura, sem dúvida, pois é um livro que nos prende e nos obriga a juntar as peças do puzzle.

Deixo-vos aqui o prefácio:

'Roger Ackroyd sabia de mais. Sabia que a mulher que amava envenenara o primeiro marido, um homem extremamente violento, e suspeitava que ela era vítima de chantagem. Agora, que as trágicas notícias sobre a sua morte apontavam para um suicídio por overdose, eram muitas as perguntas que pareciam não ter resposta. Mas quando pensava estar perante as primeiras pistas sobre o caso, Ackroyd ver-se-ia envolvido num homicídio brutal: o seu! O Dr.Sheppard, médico da aldeia, fala então com o vizinho, um detective reformado que escolhera o campo para passar tranquilamente os seus últimos anos de vida. A escolha não podia ser mais acertada pois o pacato vizinho era nem mais nem menos que o belga Hercule Poirot...'


bottom of page